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Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia – LEPEM

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Livros Publicados pelo LEPEM

Eleições 2010: enredos e personagens

Organizadora: Rejane Vasconcelos A. Carvalho
Editora: Appris Editora
Ano: 2018
Páginas: 351
ISBN: 9788547311506
Valor: R$ 30,00 (no LEPEM)

RESUMO
O livro reúne estudos desenvolvidos acerca das distintas estratégias que marcaram as disputas eleitorais para os Postos Executivo e o Parlamento em momentos distintos de ascensão, declínio e/ou consolidação de ciclos políticos no estado do Ceará e suas articulações com a esfera federal.

 

Campanhas eleitorais e comunicação midiática: ciclos de mudança e continuidade

Autora: Rejane Vasconcelos A. Carvalho
Editora: Edições UFC
Ano: 2013
Páginas: 377
ISBN: 9788572825689

RESUMO
O livro reúne textos sobre a Esfera Pública Midiatizada e Dinâmica Política, enfocando de modo especial algumas transformações da política brasileira na fase de redemocratização mais recente. As análises se articulam em torno de reflexões sobre as relações entre política e mídia, buscando compreender as transformações que afetam saberes e práticas políticas tradicionais situadas em um processo amplo de mutações nos padrões da sociabilidade contemporânea possibilitadas pela rápida evolução do media.

 

Formação de alianças e cooperação entre antropoides virtuais: um modelo computacional baseado em agentes

Autor: Jakson Alves de Aquino
Editora: Editora: Edições UFC
Ano: 2012
Páginas: 304
ISBN: 9788572825528
Valor: R$ 20,00

RESUMO
A cooperação é um dos temas fundamentais da sociologia e da política. As instituições sociais e políticas existentes em nossa sociedade são resultado do esforço cooperativo de muitos indivíduos e algumas têm como objetivo garantir a ocorrência de cooperação. Com o objetivo de contribuir para o estudo do tema, este livro apresenta um modelo computacional baseado em agentes de formação de alianças e cooperação entre antropoides virtuais. A estratégia seguida consistiu em construir um modelo cujos agentes possuem características comportamentais interpretáveis como equivalentes às de antropoides atualmente existentes e, possivelmente, às do nosso último ancestral comum com esses antropoides.

 

O Ceará na Década de 1980: Atores Políticos e Processos Sociais

Organizadora: Rejane Vasconcelos A. Carvalho
Editora: Pontes Editores
Ano: 2009
Páginas: 272
ISBN: 9788571132917
Valor: R$ 20,00 (no LEPEM)

RESUMO
A obra é composta de vários textos, na forma de coletânea, que oferecem ao leitor uma visão multidisciplinar e crítica sobre a década de 1980, no que se refere as transformações na história social e política do Estado do Ceará, com destaque para a atuação dos movimentos que ensejaram, segundo a coordenadoria do livro, uma revisão das clássicas interpretações do Ceará como espaço paradigmático de persistência dos padrões tradicionais da política, nomeados na literatura acadêmica como “coronelistas”.

 

Teoria e Pesquisa em Ciências Sociais: Percursos Possíveis

Organizadoras: Rejane Vasconcelos A. Carvalho e Maria Auxiliadora Lemenhe
Editora: Edições UFC
Ano: 2008
Páginas: 256
ISBN: 9788572822978
Valor: R$ 15,00 (no LEPEM)

RESUMO
Neste número oito da Série Percursos, Teoria e pesquisa em Ciências Sociais: percursos possíveis, os estudantes do Programa de Pós-Graduação em sociologia da UFC oferecem ao leitor uma amostra de que o exercício da pesquisa social é exatamente isso que o título deste livro anuncia: questões sociais transformadas em questões sociológicas. Reunindo professores de universidades, alunos de mestrado e funcionários graduados em órgãos públicos do estado do Ceará, este livro mostra como superar a dicotomia que há entre o material e o ideal; o objetivo e o subjetivo; o coletivo e o individual.

 

A Produção Política em Campanhas Eleitorais: Eleições Municipais de 2000

Organizadora: Rejane Vasconcelos A. Carvalho
Editora: Pontes Editores
Ano: 2003
Páginas: 318
ISBN: 8571131805

RESUMO
Este livro analisa o tema a partir de perspectivas enraizadas em tradições de estudos de sociologia, antropologia, ciência política e comunicação social da política através de representações, práticas, símbolos e ritos que particularizam as campanhas eleitorais como sendo por excelência o “tempo da política”.

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