Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia – LEPEM

Área do conteúdo

Histórico

Laboratório de Estudos de Política, Eleições e Mídia – LEPEM – foi cadastrado no Departamento de Ciências Sociais em junho de 2004, institucionalizando atividades que já vinham sendo desenvolvidas por professores(as) individualmente. Congrega um grupo de docentes e estudantes da pós-graduação e graduação cujos estudos e pesquisas abordam a dinâmica dos processos políticos e eleitorais no Brasil e de modo especial no Ceará. Inicialmente coordenado pelas professoras Rejane Carvalho e Auxiliadora Lemenhe, teve, posteriormente, os professores Jakson Aquino e Valmir Lopes como coordenadores executivos.

O LEPEM se constitui espaço articulador de pesquisas de docentes e estudantes da graduação e pós graduação do Departamento de Ciências Sociais da UFC e também da UECE, UVA, UFRPE e Unichristus que desenvolvem projetos de pesquisa relacionados aos campos da política e da mídia, com ênfase para as representações e práticas políticas no plano nacional, estadual e dos municípios.

O objetivo permanente do LEPEM é desenvolver sistematicamente bancos de dados e análises sobre eleições nacionais, estaduais e municipais cearenses, estimulando alunos da graduação e pós-graduação a produzirem monografias, dissertações e teses sobre as temáticas abordadas no conjunto de atividades desenvolvidas através do Laboratório. Professores(as) e estudantes têm participado de encontros científicos, apresentando trabalhos e tem-se buscado publicar os resultados das pesquisas em livros, capítulos de livros e artigos em periódicos.

Acessar Ir para o topo